Praticidade na conciliação de cartões

Esse blog mostrar qual é a importância da conciliação de cartão. Também abortará fator que dificulta esse processo, quando feito manualmente. Por fim mostrará as vantagens de realizar essa conciliação através de um aplicativo de ERP, apontando o ganho para a empresa que realiza a conciliação de cartão de forma correta.

Derevo

Derevo

  • segunda-feira, 12 de julho de 2021
  • Financeiro

As vendas realizadas por cartões de créditos e débitos cresceram copiosamente nos últimos anos e substituindo aos poucos as tradicionais formas de pagamentos: dinheiro, cheques e boletos de cobranças. Um fato interessante, que dependendo do tipo do comércio ou da região, as operações nessa modalidade pode aproximar quase a totalidade do faturamento da empresa, que em prazos estabelecidos resultará em recursos financeiros no caixa da organização.

O recebimento líquido das vendas em cartões é o resultado final das operações, e para que isso seja transparente e concreto, a gestão financeira inicia antes dos recursos serem disponibilizados no caixa, seguindo alguns critérios de avaliações: primeiramente, o estabelecimento pode ser credenciado por diversos tipos de bandeiras de cartões(visa, master, cielo, calcard e refeição), e por isso surge a necessidade de revisar as taxas de juros, despesas de manutenção, dia do crédito na conta, valor líquido a receber, verificar lançamentos de vendas registrados na base das operadoras, e cancelamentos, sendo que cada situação pode variar de acordo com cada adquirente, e o processo de atualizações cadastrais é primordial nas atividades do departamento financeiro.

A maior dificuldade na gestão de cartões, é o controle das vendas e a verificação do recebimento. Porém essas conferências se tornam cansativa ao colaborador e há grande possibilidade de erros, e sem a conciliação de cartão por meio de processos automatizados, dificilmente o empresário comprometido com a evolução do seu negócio, obterão resultados concretos e relatórios transparentes, mas sim prejuízos financeiros.

O que é conciliação de cartões?

A conciliação de cartões é um confronto das vendas e cancelamentos registrados no software do estabelecimento, com os registros na base de dados das adquirentes, sendo que análise final seja igual entre ambos.

A importância da conciliação é caso tenha divergências entre valores bruto e líquido, taxas, despesas e cancelamentos, é possível corrigi-las e conciliar entre o sistema do cliente e a adquirente de forma prática e rápida e tornando as informações auditadas.

Por outro lado, na ausência de um conciliador o usuário deve acessar o site de todas adquirentes individualmente, gerar relatórios para analisar se todas vendas estão registradas, além das taxas, despesas e cancelamentos e confrontar com os registros no sistema.

Vantagens da conciliação de cartão

A partir do momento que utiliza-se desse processo, surge algumas vantagens para o departamento financeiro e a gestão da empresa:

  • Praticidade: A produtividade nos processos criados pela empresa, é algo decisivo para evolução dos colaboradores. Nesse cenário o departamento financeiro terá um avanço, devido a redução ou inexistência da necessidade de acessar as plataformas das adquirentes para analisar as transações.
  • Informações unificadas: Na conciliação de cartões as informações são consolidadas em único ambiente, permitindo analisar, verificar as inconsistências, gerar relatórios e integração com outros departamentos.
  • Eficiência no fluxo de caixa: O fluxo de caixa é a concretização das informações, seja o recebimento ou planejamento financeiro. Na conciliação de cartões esses valores são concretos, permitindo o usuário ter conhecimento do valor exato do seu recebimento, pois os processos de correções já foram efetuados, e o mesmo está munido de informações que lhe permita, planejar ou investir os recursos disponíveis.
  • Redução de custos: Quando não realiza a conciliação de cartões por meio de automatização, o processo se torna moroso devido as quantidades de vendas para ser conferidas, com isso, é necessário aumentar a contratação de funcionários para executar as atividades, certamente, os custos são elevados, no processo automatizado pode resultar na diminuição de funcionários para executar os processos.
  • A conciliação de cartões nas empresas é um processo indispensável para saúde financeira e evolução do negócio.

    A conciliação de cartões nas empresas é um processo indispensável para saúde financeira e evolução do negócio. Sem o controle das receitas recebidas por meio de cartões de crédito e débito, o departamento financeiro não terá previsibilidade no fluxo de caixa futuro, acompanhar o faturamento e saber o valor que foi cobrado de taxas pelas administradoras de cartões e contabilizar os lucros da operação.


    Fone

    Fixo/Móvel

    (65) 3358-5800 / (65) 99293-2776
    Email

    Email

    comercial@derevo.com.br
    Endereço

    Endereço

    CUIABÁ - MATO GROSSO