Recupere os créditos em tempos de crise negociando as dívidas atrasadas dos clientes

A importância de manter a sua saúde financeira, com dicas para recuperar creditos negociando dividas atrasadas dos clientes.

Derevo

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  • sábado, 13 de março de 2021
  • Financeiro

Conforme os dados apresentados em 2019, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a inadimplência tem atingido o percentual de 62,6% milhões de pessoas com restrição ao crédito. Os dados apresentados indicam as áreas de atuações e as regiões que este número torna-se mais evidentes. Nas operações bancárias corresponde 52% em relação aos financiamentos/empréstimos, cheque especial e cartão de crédito, 17% para o segmento de comércio, 12% comunicação e 10% ao consumo de água e luz. Vejam os gráficos abaixo:

Com base nestas informações, vejamos que o impacto se torna inevitável no fluxo de caixa das organizações, que naturalmente, a empresa aguarda os recursos monetários para prosseguir nas atividades operacionais e suas obrigações gerais. Diante deste cenário, vemos a economia instável, o desiquilíbrio nas contas do governo e as medidas adotadas nas políticas cambiais, e a saída emergente, é o planejamento para recuperar o crédito das dívidas em atrasos de seus clientes.


cobrança de dívida, também é um relacionamento com o cliente!

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A recuperação do crédito é muito importante, pois não se trata apenas da cobrança da dívida, mas também como um processo de relacionamento da empresa com o cliente, em que o inadimplente obtêm uma grande oportunidade quitar os débitos nas propostas apresentadas, e seja reintegrado na vida financeira e social.

Na continuidade deste material, veremos que as prevenções são importantes no momento da concessão do crédito, pois possibilita o analista detectar os riscos financeiros que a empresa poderá assumir, caso cliente não pague a dívida.

As prevenções se inicia através de uma análise financeira do cliente, analisando se a renda informada é compatível ao compromisso que está sendo assumido. Dentre as prevenções, além da renda comprovada, é importante consultar a situação do CPF/CNPJ nos serviços de proteção de créditos, definir o percentual da entrada nas compras parceladas e padronizar o número de parcelas que serão disponibilizadas na primeira compra.

É essencial estes levantamentos, pois geram informações na base de dados, e utilizá-los como referência nas próximas compras do cliente. Ressaltamos que as prevenções faz parte de uma boa gestão e que podem inibir, principalmente os indivíduos que contraiu a dívida sem a mínima intenção de pagá-la.

Para que a empresa possa iniciar o processo de recuperação de crédito através do processo de renegociação, pode ser criado uma planilha listando todos inadimplentes por período, e apresentando quais os valores, condições, multas e juros abatidos ou acrescidos para cada período.

Planilha 01: 30 dias em atrasos

Clientes Valor Primeira Medida Segunda Medida Terceira Medida
A Até R$1.000,00
Abater 25% dos juros, multas e conceder um prazo de 15 dias para pagamento. Abater 50% dos juros, multas e conceder um prazo de 05 dias para pagamento. Retirar o juros e multas, porém, pagamento a vista em dinheiro.

Planilha 02: de 31 a 180 dias em atrasos

Clientes Valor Primeira Medida Segunda Medida Terceira Medida
B R$1.000,01 até R$10.000,00
Abater 50% dos juros e multas, porém, pagamento a vista em dinheiro. Abater 35% dos juros e multas. Parcelar no boleto em 02 vezes. Retirar o juros e multas, porém, pagamento a vista em dinheiro.

Planilha 03: acima de 180 dias em atrasos

Clientes Valor Primeira Medida Segunda Medida Terceira Medida
C acima de R$10.000,01
Pagamento a vista sem juros e multas. Abater 50% dos juros e multas. Parcelar em até 03 vezes no cartão ou boleto, exceto cheques. Entrada + 02 parcelas sem juros e multas no cartão ou boleto, exceto cheques).

seja flexível para ouvir as propostas dos clientes e apresentar melhores condições que atenda com a realidade de cada um

Além desta planilha é importante que a empresa seja flexível para ouvir as propostas dos clientes e apresentar melhores condições que atenda com a realidade de cada um. Consulte informações complementares no blog: Poucos passos para o consumidor sair da inadimplência.

Com estas informações, a empresa obterá um histórico do financeiro do cliente, com registros das negociações, dos contatos e as conclusões, com objetivo a serem utilizadas para futuras relações comerciais.

Portanto desafie os momentos de crises recuperando as dívidas e aumentando as suas vendas com mais segurança.


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