Recupere os créditos em tempos de crise negociando as dívidas atrasadas dos clientes
A importância de manter a sua saúde financeira, com dicas para recuperar creditos negociando dividas atrasadas dos clientes.
Derevo
- sábado, 13 de março de 2021
- Financeiro
Conforme os dados apresentados em 2019, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a inadimplência tem atingido o percentual de 62,6% milhões de pessoas com restrição ao crédito. Os dados apresentados indicam as áreas de atuações e as regiões que este número torna-se mais evidentes. Nas operações bancárias corresponde 52% em relação aos financiamentos/empréstimos, cheque especial e cartão de crédito, 17% para o segmento de comércio, 12% comunicação e 10% ao consumo de água e luz. Vejam os gráficos abaixo:
Com base nestas informações, vejamos que o impacto se torna inevitável no fluxo de caixa das organizações, que naturalmente, a empresa aguarda os recursos monetários para prosseguir nas atividades operacionais e suas obrigações gerais. Diante deste cenário, vemos a economia instável, o desiquilíbrio nas contas do governo e as medidas adotadas nas políticas cambiais, e a saída emergente, é o planejamento para recuperar o crédito das dívidas em atrasos de seus clientes.
cobrança de dívida, também é um relacionamento com o cliente!
A recuperação do crédito é muito importante, pois não se trata apenas da cobrança da dívida, mas também como um processo de relacionamento da empresa com o cliente, em que o inadimplente obtêm uma grande oportunidade quitar os débitos nas propostas apresentadas, e seja reintegrado na vida financeira e social.
Na continuidade deste material, veremos que as prevenções são importantes no momento da concessão do crédito, pois possibilita o analista detectar os riscos financeiros que a empresa poderá assumir, caso cliente não pague a dívida.
As prevenções se inicia através de uma análise financeira do cliente, analisando se a renda informada é compatível ao compromisso que está sendo assumido. Dentre as prevenções, além da renda comprovada, é importante consultar a situação do CPF/CNPJ nos serviços de proteção de créditos, definir o percentual da entrada nas compras parceladas e padronizar o número de parcelas que serão disponibilizadas na primeira compra.
É essencial estes levantamentos, pois geram informações na base de dados, e utilizá-los como referência nas próximas compras do cliente. Ressaltamos que as prevenções faz parte de uma boa gestão e que podem inibir, principalmente os indivíduos que contraiu a dívida sem a mínima intenção de pagá-la.
Para que a empresa possa iniciar o processo de recuperação de crédito através do processo de renegociação, pode ser criado uma planilha listando todos inadimplentes por período, e apresentando quais os valores, condições, multas e juros abatidos ou acrescidos para cada período.
Planilha 01: 30 dias em atrasos
Clientes | Valor | Primeira Medida | Segunda Medida | Terceira Medida |
A | Até R$1.000,00 | |||
Abater 25% dos juros, multas e conceder um prazo de 15 dias para pagamento. | Abater 50% dos juros, multas e conceder um prazo de 05 dias para pagamento. | Retirar o juros e multas, porém, pagamento a vista em dinheiro. |
Planilha 02: de 31 a 180 dias em atrasos
Clientes | Valor | Primeira Medida | Segunda Medida | Terceira Medida |
B | R$1.000,01 até R$10.000,00 | |||
Abater 50% dos juros e multas, porém, pagamento a vista em dinheiro. | Abater 35% dos juros e multas. Parcelar no boleto em 02 vezes. | Retirar o juros e multas, porém, pagamento a vista em dinheiro. |
Planilha 03: acima de 180 dias em atrasos
Clientes | Valor | Primeira Medida | Segunda Medida | Terceira Medida |
C | acima de R$10.000,01 | |||
Pagamento a vista sem juros e multas. | Abater 50% dos juros e multas. Parcelar em até 03 vezes no cartão ou boleto, exceto cheques. | Entrada + 02 parcelas sem juros e multas no cartão ou boleto, exceto cheques). |
seja flexível para ouvir as propostas dos clientes e apresentar melhores condições que atenda com a realidade de cada um
Além desta planilha é importante que a empresa seja flexível para ouvir as propostas dos clientes e apresentar melhores condições que atenda com a realidade de cada um. Consulte informações complementares no blog: Poucos passos para o consumidor sair da inadimplência.
Com estas informações, a empresa obterá um histórico do financeiro do cliente, com registros das negociações, dos contatos e as conclusões, com objetivo a serem utilizadas para futuras relações comerciais.
Portanto desafie os momentos de crises recuperando as dívidas e aumentando as suas vendas com mais segurança.
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