Gestão do estoque no controle de troca de mercadoria

A gestão de estoque, com ênfase no controle de troca de mercadoria, é fundamental para mitigar o prejuízo da empresa.

Derevo

Derevo

  • terça-feira, 9 de junho de 2020
  • Estoque

A gestão de qualquer negócio com visão de rentabilidade e lucratividade, é muito desafiadora, alguns motivos que contribuem para esse desafio são: planejamento de roteirização das logísticas dos transportes, rotinas administrativas, controle de estoques, documentos fiscais, relatórios contábeis, financeiros e controle do departamento pessoal. Porém, existe um fator bastante importante na gestão do supermercadista, que muitos não se importam, é o controle da troca de mercadoria.

Com o objetivo de evitar que o supermercadista assuma o prejuízo, com produtos que ficaram impróprio para a venda ao consumidor, o controle de troca de mercadoria é muito importante na gestão de estoque, pois, esse controle impacta diretamente na lucratividade da empresa.

Image Description

De acordo com a publicação da 19ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, em 2019, apontou R$ 6,7 bilhões de perdas de mercadorias, que corresponde a 1,89% do faturamento do setor em 2018.

De acordo com as informações apurados, as principais causas são: quebra operacional 40%, furto externo, 20%, erro de inventário, 13%, e furto interno, 7%. As seções que lideram os índices de perdas (por faturamento bruto) são: FLV (frutas, legumes e verduras), 5,54%, Rotisserie/Comidas Prontas, 5,52%, Padaria e Confeitaria, 4,12%, e Peixaria, 4,04%.

Ao analisar os números apontados na pesquisa há uma percepção de como gerenciamento de estoque pode contribuir para a saúde financeira da empresa, entre a gestão de estoque está o controle de troca de mercadoria, é importante lembrar que a troca faz parte da negociação junto ao fornecedor, no qual, a empresa fornecedora se compromete com a empresa compradora, a trocar os produtos caso haja alguma avaria ou vencimento no produto, que o impeça de ser vendido.

Esse acordo de troca com o fornecedor pode ser de diversas maneiras, como, por exemplo, a troca física ou monetária. A troca física, é quando o fornecedor se propõe a realizar a troca do produto impróprio, por outro produto disponível para comercialização. A troca monetária, acontece quando o produto a ser trocado é revertido em crédito, e abatido em outra compra ou recebimento de valores.

Com toda a negociação realizada junto aos fornecedores, o empresário deverá ter em mente que haverá alguns processos a serem implantados em sua empresa, para que realmente tenha um controle de troca de mercadoria eficaz, os processos em destaque são:

  • Identificar os produtos a serem trocados pelo fornecedor: a identificação dos produtos que estão na situação de troca de acordo com o motivo pré estabelecido com o fornecedor. Como, por exemplo, produtos vencidos ou avaria na embalagem.
  • Separação do produto que serão trocados: é muito importante que ao serem identificados os produtos para a troca, eles sejam separados dos demais produtos para que não corra risco de algum colaborador volte esse produto para a área de venda.
  • Emissão do documento fiscal: o objetivo da emissão do documento fiscal é que essa operação de troca esteja acobertada fiscalmente por um documento, assim se for uma troca física a empresa está declarando que aquele produto não faz parte mais do seu estoque, e se for uma troca monetária estará justificado a entrada dessa receita em seu caixa.

Portanto, fica evidenciado que com uma boa negociação e implementação de alguns processos simples na gestão de estoque, o supermercadista pode diminuir o prejuízo com a perda de mercadoria. Porém, devido ao grande número de produtos em um supermercado, a solução tecnológia é uma ferramenta indispensável para esse processo, pois facilita a identificação dos produtos para troca, gerando informações que auxiliam o controle de estoque.


Fone

Fixo/Móvel

(65) 3358-5800 / (65) 99293-2776
Email

Email

comercial@derevo.com.br
Endereço

Endereço

CUIABÁ - MATO GROSSO