Provisões de títulos financeiros: Entenda o que é e como funciona

A previsão financeira é uma estimativa do que acontecerá nas finanças do empreendimento, e é essencial para elaborar orçamentos e fazer projeções dentro do exercício. Já o provisionamento é uma reserva de dinheiro que a empresa precisa ter para assegurar o pagamento de dívidas futuras que já foram previstas

Derevo

Derevo

  • domingo, 13 de agosto de 2023
  • Financeiro

Venha conhecer mais deste assunto extremamente importante, vamos cuidar das finanças.

Quer saber como? Então continue a leitura!

Segundo o conceito apresentado pelo Sebrae: “A previsão financeira é uma estimativa do que acontecerá nas finanças do empreendimento, e é essencial para elaborar orçamentos e fazer projeções dentro do exercício. Já o provisionamento é uma reserva de dinheiro que a empresa precisa ter para assegurar o pagamento de dívidas futuras que já foram previstas”. A previsão é aquilo que você planeja e a provisão é o processo para concretizar as previsões.

E por ser uma estimativa com valores incertos entre o previsto e o realizado, é necessário compreender que esta obrigação vai ocorrer, e para ficar assegurados previamente das informações do valor e data, deve-se utilizar de métodos para que a probabilidade seja próxima da realidade do seu negócio.

Na contabilidade financeira um dos métodos da provisão financeira, é o histórico das despesas, investimentos ou gastos que ocorreram em eventos passados, e pela média consumida e desembolsada, serão provisionados os títulos e o caixa reserva como segurança para os eventos futuros.


Continue lendo, pois agora vamos falar como funciona.


Vamos utilizar como exemplo, o segmento de supermercado, talvez você que esteja lendo, conheça muito bem deste conceito ou trabalha no setor financeiro, onde este assunto é bastante comentado.

As despesas deste segmento são inúmeras, sejam elas fixas, variáveis ou esporádicas. E quando são originadas de único departamento, o controle para os desembolsos mensais se torna fácil. Neste blog, vamos contextualizar um cenário independente do seu tamanho, pois a provisão é uma ferramenta de planejamento financeiro, controle das contas a pagar, com o objetivo de se esperar um resultado eficaz, que é a saúde financeira do supermercado.

E praticamente o início é o controle das contas a pagar, pois o gerenciamento dos títulos a serem provisionados são estimativas de um histórico passado, que terão como base para o futuro, e para ser assertivos deverão ser coerentes com a realidade do empreendimento.

O gestor financeiro que pretende realizar o planejamento financeiro da empresa, deverá fazer as análises das contas a pagar macros e não eventuais, por exemplo: contas de energia elétrica, água, internet, telefonias, despesas com folha de pagamento e obrigações de encargos sociais e impostos. Todas estas contas são comuns em um supermercado, e o volume pode ser maior quando agregamos as contas pela aquisição de mercadorias ou bens patrimoniais para atividades econômicas da empresa.

E para ter todo este controle dos títulos de contas a pagar, o início é o investimento em software de gestão e capacitação de pessoas. Com um sistema de gestão integrado aos módulos financeiro, contábil, fiscal e controladoria e com o fator humano para o processo operacional, pois é o que se torna a sua empresa eficiente nos processos, com informações concretas que lhe aponta com segurança as decisões que farão para o futuro.

As provisões de títulos a pagar é essencial pois ao provisioná-las, as informações serão integradas nos departamentos estratégicos da empresa, gerando dados nos relatórios gerenciais para devidas análises, sobre as obrigações financeiras que serão cumpridas dentro do exercício vigente. Com essas ações de controle, faz com que o gestor crie mecanismos de geração de receitas, para que estas sejam suficientes na quitação das despesas e obviamente obter lucratividade e crescimento.


E ai, você já realizou suas provisões financeiras no exercício vigente?

Importante citar neste blog, que os prejuízos são custos irreparáveis, que surgem de pequenas ações que deixaram de ser efetuadas. E os resultados são pagamentos de multas e juros abusivos por atrasos, ocasionando restrições nos órgãos de proteção ao crédito e ações judiciais.

A provisão das obrigações futuras é um gargalho do planejamento financeiro, por outro lado é algo essencial que inibe prejuízos financeiros e mantêm a idoneidade da empresa junto aos fornecedores e colaboradores.


Quais as vantagens da provisão de títulos financeiros

  • Informações antecipadas da situação financeira futura;
  • Reconhecimento de gastos fixos e variáveis;
  • Viabilização de orçamento do supermercado;
  • Possibilidade na definição de metas;
  • Inibição de prejuízos financeiros;
  • Possibilita a criação do caixa reserva;
  • Melhor gestão de fluxo de caixa;

Conte-nos, o que achou deste assunto, está com dificuldade em implantar este processo?

Invista em um sistema que agiliza as suas rotinas financeiras, com registros provisionados das suas obrigações para evitar descontrole e pagar juros e multas excessivas.


Gostou?

Siga as nossas redes sociais, pois em breve teremos mais novidades para você.


Fone

Fixo/Móvel

(65) 3358-5800 / (65) 99276-2297
Email

Email

comercial@derevo.com.br
Endereço

Endereço

CUIABÁ - MATO GROSSO