Facilidade nas transações financeiras para todos os brasileiros

Este conteúdo é sobre a facilidade nas transações financeiras para todos os brasileiros por meio do PIX.

Derevo

Derevo

  • terça-feira, 9 de março de 2021
  • Financeiro

O ano de 2020 iniciou com grandes expectativas para todos os brasileiros, porém, a segunda década do milênio nos surpreendeu por ser tão atípica, e se estendendo para o ano de 2021, onde diversos planejamentos foram praticamente cancelados ou prorrogados, pois a situação não era favorável para continuidade. Mas algo revolucionário aconteceu, e que transformou o cenário financeiro do nosso país: o uso frequente da tecnologia nas operações financeiras de forma instantânea com redução de custos, baixa circulação de cédulas, cartões, cheques e depósitos bancários, até mesmo a presença de usuários numa instituição financeira.

Nesse blog vamos falar sobre operações financeiras digitais por meio do PIX.

Antes da criação desse novo meio de pagamento, as transações financeiras eram limitadas por dias da semana, horários, custos elevados de transferências e as compensações eram efetivadas no próximo dia útil dependendo da sua natureza. Essa rotina causava alguns transtornos para quem utilizava frequentemente os serviços bancários, sejam em operações, contratações de produtos e serviços ou soluções de problemas.

O PIX faz parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), instituído pelo Banco Central(BACEN) por meio do comunicado de nº 32.927, em 21 de dezembro de 2018 e atualizado pelo comunicado de n° 34.085 de 28 de agosto de 2019. O nome atribuído pelo Banco Central não é uma sigla, mas um termo, que remete conceitos de tecnologia, transação e pixel, com a ideia de simplicidade e praticidade.

É um meio de pagamento eletrônico instantâneo lançado oficialmente no dia 5 de Outubro de 2020, com início de funcionamento integral em 16 de Novembro de 2020. No cronograma do Banco Central, no mês de Outubro iniciou o cadastramento de chaves. A chave é considerada como um “apelido” que identifica os dados bancários do titular da conta nas instituições financeiras e podem ser cadastrado: número do telefone celular, CPF ou CNPJ, e-mail do usuário, chave aleatória ou QR Code.

Ao realizar uma transação financeira não há necessidade da solicitação dos dados bancários do recebedor, que são, banco, agência e CPF/CNPJ, sendo que apenas pelo código do PIX as informações são reconhecidas e os pagamentos e recebimentos serão efetivados instantaneamente.

Veja algumas características do PIX.

Image Description

Rapidez e Praticidade: As operações são instantâneas e efetivadas em até 10 segundos, e tanto o recebedor quanto o pagador, são notificados a respeito da conclusão. O usuário passa a ter uma nova experiência com esse novo meio de pagamento, com agilidade na utilização da chave, e uma alternativa prática, que substitui os cartões, cheques, cédulas e pode ser realizado a qualquer momento, até mesmo num dispositivo digital.

Disponibilidade: Nas transferências tradicionais, que é o DOC e a TED, o usuário era limitado a realizar transações em bancos diferentes, devido o valor, dia e horário, em algumas situações eram concluídas no próximo dia útil, como exemplo do DOC ou depósitos. Com o advento do PIX, o cliente tem a disponibilidade de realizar transferências nos 7 dias na semana, 24 horas por dia, inclusive em feriados, com liquidação imediata.

Baixo custo: As cobranças de transferências para outros bancos eram variadas, cada instituição definia a tarifa da transação e isso elevava o custo para quem realizava transações para bancos diferentes com bastante frequência. Nesse novo sistema, o BANCEN definiu que o pagamento é gratuito e ilimitado para todas as pessoas físicas, empresários individuais e MEIs. Aos que adotarem para fins comerciais, serão passíveis de cobrança no recebimento da transação(consulte o regulamento do PIX).

Segurança: No manual de segurança do PIX, informa que a comunicação entre cada Provedor de Serviços de Pagamento(PSP) e o PIX é realizada por meio da Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN). Tanto o servidor (Banco Central) como o cliente (PSP) devem utilizar certificados ICP Brasil no padrão SPB. As informações estarão resguardadas pela Lei Geral de Proteção de Dados(LGPD).

O que se espera do PIX no futuro.

Por ser considerado como uma revolução no processo de pagamentos, imaginamos que num futuro breve as liquidações dos boletos possa ser também imediato, com integrações de softwares de gestão facilitando o gerenciamento financeiro dos pequenos aos grandes negócios. Uma das vantagens é a disponibilidade imediata dos recursos no fluxo de caixa, considerando que os recursos estarão disponíveis no mesmo dia, com isso, diminui a necessidade do empreendedor adiantar os recebimentos de cartões e descontos de duplicatas, pois geram aumento nas despesas com taxas bancárias e redução do lucro da empresa.

Relativamente, é também uma responsabilidade com a preservação do meio ambiente, considerando que quanto maior for o número de emissões de cédulas, aumenta a demanda da matéria-prima que são resultados dos desmatamentos das florestas.

Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix


Fone

Fixo/Móvel

(65) 3358-5800 / (65) 99293-2776
Email

Email

comercial@derevo.com.br
Endereço

Endereço

CUIABÁ - MATO GROSSO