Poucos passos para o consumidor sair da inadimplência

A importância de manter a sua saúde financeira, com dicas de como sair da inadimplência.

Derevo

Derevo

  • sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
  • Financeiro

Neste blog será tratado sobre a importância de manter a sua saúde financeira, com dicas de como sair da inadimplência de uma perspectiva do consumidor.

Segundo as informações anunciadas através dos meios de comunicações e fontes de pesquisas, a cada ano, o número dos inadimplentes com restrições de crédito vem aumentando cada vez mais e mostrando a realidade econômica do país, especificamente das pessoas jurídicas e físicas.

No entanto, os órgãos de serviços de proteção de crédito em parceria com as empresas, tem integrado as bases de dados, cruzando as informações em tempo real sobre o perfil econômico, com objetivo de manter a segurança no momento da autorização do crédito ou inclusão dos registros da dívida do consumidor.

Além dessas relações de segurança, vários postos de atendimento oferecem serviços de consultas do CPF/CNPJ, que possibilite o consumidor analisar a situação da dívida junto aos credores.

Para minimizar o desconforto da restrição do crédito, parte dos endividados procuram meios para solucionarem as dívidas através das renegociações.

Image Description

Mas nem sempre este mecanismo trazem respostas satisfatórias, caso o inadimplente não realize uma profunda análise do seu o orçamento financeiro atual.


Neste documento apresentaremos algumas dicas que podem te ajudar no momento das renegociações das dívidas.

1º Liste todas as suas dívidas

Este tópico é considerado vital na organização das dívidas para possível quitação. É necessário que o inadimplente tenha consciência de todas as obrigações e dos compromissos que por algum motivo não foram honrados. Verifique quais foram as operações financeiras que levaram a este cenário, por exemplo: financiamentos, empréstimos, cartões de créditos, limite do cheque especial e outros. Portanto, este é o momento da conscientização! É hora de listá-las detalhadamente.

2º Verifique orçamento familiar

Nada melhor que a segurança financeira da sua família, principalmente quando a fonte de renda é única. Não adianta ter ótimas propostas dos credores para quitar as dívidas, sendo que o cenário financeiro no momento se encontra comprometido. Após listar todas as dívidas, planeje e compare o seu orçamento, veja se este é o momento certo para aceitar as propostas.

3º Elabore as condições que serão apresentadas

Nem sempre os inúmeros contatos recibos dos credores para renegociação é tão interessante e atrativa. Neste tópico é o momento de ter em mãos as dicas apresentadas nos tópicos anteriores. É importante que você elabore um modelo de condições de pagamentos para cada dívida, com objetivo de manter firmeza nas propostas, ter argumentos e evitar vulnerabilidade durante as renegociações. Seja o seu próprio administrador, compare o orçamento financeiro e analise as propostas apresentadas. Fique sempre atento, caso tenham acordos nas propostas, anote as condições e prazos para o pagamento, abatimento de juros e multas, protocolos de atendimento e cópia da proposta.

Enfim, consumidor consciente das obrigações, trilhando nos passos de uma vida financeira inteligente. Dívida quitada e crédito recuperado! Para mais informações, leia o Código de defesa do consumidor.


Fone

Fixo/Móvel

(65) 3358-5800 / (65) 99276-2297
Email

Email

comercial@derevo.com.br
Endereço

Endereço

CUIABÁ - MATO GROSSO